Dicas para incorporar o exercício físico no dia a dia

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Cada vez mais comum, a recomendação para incorporar o exercício físico no dia a dia traz inúmeros benefícios para a saúde. Desde a prevenção contra a síndrome metabólica e obesidade até a produção de hormônios que podem atenuar o Alzheimer, a atividade física, há muito tempo, deixou de se limitar apenas às motivações estéticas e se tornou uma questão de saúde e bem-estar.
Mas por onde começar? Na rotina cada vez mais corrida, como é possível incorporar os exercícios físicos no dia a dia? Nossa equipe do Labo separou algumas dicas que podem ajudar. Confira:

Qual a importância do exercício físico no dia a dia?

Os benefícios da prática de exercício físico no dia a dia são inúmeros e para todos, independente do gênero ou da idade. Tão pouco, limitam-se às pessoas que buscam emagrecer.
A prática regular de atividade física colabora com a prevenção de doenças, como a hipertensão arterial e diabetes, por exemplo. Auxilia na perda de peso, melhora a circulação e colabora com a diminuição das taxas de glicose no organismo. Também promove um sono tranquilo e de qualidade, aumenta a disposição e melhora a função do aparelho locomotor. Estudos científicos também já destacaram a relação existente entre boa aptidão física e desenvolvimento cognitivo.
Alguns exercícios trazem maior contribuição ao sistema cardiovascular, como as atividades aeróbicas. Entre eles, alguns exemplos são: caminhada, corrida, natação, ciclismo, remo ou patinação. Muitos esportes coletivos também tem sua contribuição cardiovascular, como futebol ou tênis. Assim, há várias alternativas, para todos os gostos. O importante, aqui, é que a intensidade da atividade esteja de acordo com a sua freqüência cardíaca ideal.
Destaque: Em pessoas com boa condição de saúde, a frequência cardíaca ideal normalmente varia entre 50 e 80% da freqüência cardíaca máxima. Porém, recomenda-se uma avaliação com seu médico ou com o profissional de educação física que o acompanha para ter a informação individualizada para você.

Dicas para ajudar a incorporar o exercício físico em sua vida

Diante dos benefícios, separamos abaixo três dicas que podem auxiliar a incorporar de vez o exercício físico no seu dia a dia:

1# Realize uma avaliação prévia

É recomendado que seja feita uma avaliação de saúde antes de começar uma rotina de exercícios físicos. Especialmente para os adultos e para as pessoas que apresentam fatores de risco conhecidos, é interessante procurar um profissional para avaliar a sua condição atual de saúde e obter a orientação adequada.

A medida permite que você seja orientado sobre possíveis limites ou restrições. Depois, buscar um bom profissional de educação física para elaborar uma rotina de treinamento individualizada também é recomendado.

2# Personalize a prática de exercício físico

Cada indivíduo possui suas próprias motivações. A escolha do exercício físico depende de fatores além da condição de saúde. Dessa forma, o tipo de interesse, o acesso a locais e instalações para sua prática e o tempo disponível devem ser levados em conta ao buscar incorporar uma rotina de exercícios no dia a dia.

Desde caminhada, dança e corrida, até esportes com os amigos ou bicicleta com os filhos, todos são exemplos de que basta querer para começar a se exercitar. É importante avaliar a atividade que você gosta e as possibilidades de incorporá-la na sua rotina.

3# Planeje para alcançar seus objetivos

Saber quais são seus horários disponíveis e em qual período do dia você se sente mais motivado para se exercitar ajuda a manter a regularidade da prática de exercícios. Além disso, é importante respeitar a progressão gradativa da atividade física. Se o seu objetivo é correr, comece caminhando e respeite a evolução do seu organismo.

Além disso, se você busca alcançar objetivos específicos, como perda de peso, ganho de massa muscular, entre outros, o acompanhamento profissional pode ajudar bastante e agilizar os resultados.

Além disso, avanços na área da genética permitem a análise individualizada para o desenvolvimento de uma rotina de exercícios físicos ainda mais eficaz. No Labo, essa análise é realizada através do programa Persona Fitness.

A melhor e mais eficiente maneira de incorporar a prática de exercícios físicos no seu dia a dia é buscar uma atividade que lhe dê prazer. Certifique-se de sua saúde está em dia antes de começar, busque adequar horários e locais que facilitem sua rotina, planeje suas metas e conte com suporte profissional.

Caso tenha interesse em saber como a análise do seu perfil genético pode auxiliar no seu condicionamento físico e bem-estar, conheça o Personna Fitness.  Entre em contato com nossa equipe do Labo e saiba mais!

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